quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O presente é o que nos interessa...

"A observação do passado não se destina a um macabro trabalho de desenterrar os mortos. Não é uma viagem ao reino das sombras.(…) O que está morto, está morto. De facto, só me interessam as coisas vivas, que me interpelam, que se metem comigo. Só me interessa o presente e a maneira de me movimentar no espaço e no tempo em que vivo. Quero com isto dizer que só me atrai, no passado, aquilo que me permite compreender o presente."
José Mattoso (historiador)

3 comentários:

  1. Concordo com a ideia patente no documento uma vez que o objectivo da História é compreender o presente e isto só nos é possível estudando o passado, atingindo assim o conhecimento necessário para justificar determinadas formas de agir, pensar e sentir das civilizações actualmente. Neste caso é-nos dado o exemplo do estudo dos obstáculo e êxitos do famoso Tratado de Lisboa que entrou em vigor a 1 de Dezembro de 2009, que nos permite perceber o significado do mesmo e as instituições europeias actuais. Mas poderíamos também falar de qualquer outro acontecimento desde a criação da União Europeia, estudar os factores que levaram á criação da mesma, de forma a compreender a sua imensa importância na actualidade.

    Raquel Carvalho

    ResponderEliminar
  2. No 10º ano, se não me engano, a professora Luísa Godinho disse-nos, a nós alunos, que a disciplina História A não era sobre estudar o passado, mas sim, estudar o passado para compreender o presente.
    E, por isso, tenho que concordar com o documento do historiador José Mattoso pois só estudando o passado percebemos o que nos rodeia actualmente.

    Ana Raquel Damião

    ResponderEliminar