sábado, 20 de novembro de 2010

EXPERIÊNCIAS DA HISTÓRIA NA HISTÓRIA DE ARTE

Sónia Delaunay
Os alunos de História da nossa escola deram início à actividade Experiências da História na História de Arte.
Pretendem as professoras que os alunos, após o estudo e compreensão das correntes artísticas, autores e contextos históricos em que as correntes se inserem, experimentem e produzam, eles próprios, cópias de obras de referência ou originais inspirados nessas obras.
A turma 12ºE, de Humanidades, foi pioneira nesta actividade. Assim, foram muitos os alunos desta turma que revelaram os seus talentos e produziram obras francamente interessantes sobre as vanguardas/modernismo dos primeiros anos do séc. XX, que serão apresentadas neste blog.

Curiosamente, vários alunos escolheram "experimentar" obras do casal Delaunay, por isso, vamos recordar quem foram estes pintores:

Sónia e Roberto Delaunay, ela nascida na Rússia e ele nascido em França, viveram em Portugal, (Vila do Conde) entre 1915 e 1917, devido à I Grande Guerra que arrasava a França. Amadeu Souza-Cardoso. Almada Negreiros e Eduardo Viana, foram pintores do Modernismo português que se relacionaram com o casal. A obra dos Delaunay centra-se bastante no abstraccionismo, apesar de terem pintado também influenciados por outras correntes. Dentro do abstraccionismo, muitas das suas obras apresentam composições com círculos, como as aqui reproduzidas:
Robert Delaunay


Nos próximos posts iremos conhecer os trabalhos feitos pelos alunos inspirados na obra dos Delaunay.

2 comentários:

  1. A arte é um reflexo do contexto político, social, económico, cultural em que os Homens vivem. Mesmo sem conhecermos uma época histórica podemos "captá-la" através das obras de arte produzidas. Daí a importância dos nossos alunos "partirem à descoberta" desse "mundo" e decodificarem-no. Isabel Pinto

    ResponderEliminar
  2. Acerca da pintora Sónia Delaunay, e particularmente para as meninas que se interessam por moda, merecem ser admirados os seus modelos de vestidos, casacos, fatos de banho e, ainda os desenhos/padrões para tecidos.
    Muito, muito bonitos!
    Terá sido nela, pintora do início do séc. XX, que a marca Desigual se inspirou?
    Luísa Godinho

    ResponderEliminar