sábado, 24 de abril de 2010

25 de Abril de 1915 - O Genocídio Arménio

No dia 25 de Abril de 1915, o governo dos “jovens turcos ” iniciou o massacre do povo arménio, que se estendeu até 1917. Estima-se que foram chacinados cerca de um milhão e meio de arménios. Este acontecimento ficou conhecido como “o genocídio arménio”. A constituição turca proíbe ainda hoje qualquer referência a este acontecimento. Este não reconhecimento dos crimes perpetrados pelos turcos no passado é o factor mais decisivo que impede a Turquia de entrar para a União Europeia. Apesar de tudo, o governo actual da Turquia tem procurado a reconciliação com a comunidade arménia de Istambul.

A Escola Secundária Quinta do Marquês está geminada com a Escola Arménia de Getronagan de Istambul e, como tal, neste dia, em que comemoramos o dia da Liberdade em Portugal, não posso de deixar de enviar as minhas saudações fraternas, em particular, aos professores e aos alunos dessa escola e, em geral, a toda a comunidade Arménia de Istambul.

Portugal deve muito a este heróico povo arménio de Istambul, pois foi desta comunidade que proveio um grande amigo dos portugueses – o Sr. Calouste Gulbenkian – que aqui encontrou refúgio das perseguições turcas e, em troca dessa hospitalidade, muito tem feito pela educação e cultura dos portugueses.

Getronagan Armenian High School - Istanbul
Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras

Today is the 25th April, the day when we celebrate the anniversary of Liberty. Portugal was freed from dictatorship 36 years ago. Those were days marked out by the fascist repression and obscurantism as well as by social, cultural, political and economic underdevelopment. During that long night, which lasted for almost 50 years, many Portuguese people went into exile, trying to run away from hunger, persecution and the fratricide colonial war. Contrary to what happened with other peoples, the young captains took the side of the people and gave it freedom. Today, the Day of Liberty, a happy day in Portugal, I must remember our Armenian friends from Istambul, who love freedom so much as they love their city. I am sure they will also remember this day. I hope Turquey will join the European Union quite shortly.

José António, Prof. de Filosofia da ESQM


1 comentário:

  1. Já nos referimos neste blog , por diversas vezes, à questão do holocausto dos judeus, com o intuito de dar a conhecer e denunciar a violência, o desrespeito pelos direitos humanos, a acção criminosa das ditaduras...
    Na mesma linha e muito oportunamente, vem hoje o professor Zé António levantar a questão arménia, anterior ao holocausto judeu, mas muito pouco divulgada. Os programas e manuais de História esquecem-na, bem como a generalidade da comunicação social. É, por isso, um tema que merece continuar a ser divulgado no nosso blog.
    Pela primeira vez, hoje, a comunidade arménia de Istambul (Turquia), a que o professor faz referência, observou um minuto de silêncio em homenagem aos otomanos arménios que foram assassinados por turcos durante a I Guerra, pretendendo fazer pressão para que a Turquia reconheça o genocídio (assassínio deliberado de um povo/grupo).
    Pelo nosso lado, enquanto comemoramos a democracia, partilhamos o desejo do professor de que a comunidade arménia de Istambul, à qual a escola Getronagan pertence, possa evocar a sua História em liberdade e que os dois países (Turquia e Arménia) possam normalizar as suas relações políticas, assumindo a sua História e abrindo uma nova página.
    Luísa Godinho

    ResponderEliminar