segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um Serão Poético. Dia do Autor Português

Concorrendo com a abertura do Rock in Rio, realizámos na passada sexta-feira à noite, na Biblioteca da nossa escola, o anunciado Encontro de Poesia comemorativo do Dia do Autor Nacional . A sala estava bem composta, com alunos, professores, Encarregados de educação, dois elementos da Direcção e uma funcionária. Na mesa, dirigindo os trabalhos, estiveram a profª Olga e o David Silva (do 11ºE) e, ainda, os poetas convidados, Jorge Castro e Rui Ferreira.
O programa iniciou-se com a voz do João Mateus, acompanhado ao piano pelo Tomás Castro (ambos do 11ºE). Quem não tinha, ainda, ouvido o João a cantar, ficou muito surpreendido com a qualidade da sua voz e interpretação.
O poeta Jorge Castro relatou-nos, por seu lado, as actividades que desenvolve em prol da poesia, e brindou-nos com alguns dos seus poemas, onde se evidencia uma busca do "eu" e das "raízes". (Fiquei fã do poema "carochinha", que gostava de brevemente aqui transcrever, se o autor me der permissão...).
O nosso poeta David Silva leu alguns poemas que fazem parte do seu livro, recentemente publicado, Terra Fria.
Houve ainda oportunidade de ver uma apresentação de fotografias sobre o Parque dos Poetas, da autoria da Rita Abreu (10ºE), e escutar o sr. Rui, poeta popular (... e marido da D. Rita).
Alunas do ensino Básico e do Secundário declamaram ao longo da sessão, poemas de autores portugueses, ilustrando o tema do nosso encontro.
A todos os que colaboraram e contribuíram para um serão tão rico e agradável, o sincero obrigado da organização (a Biblioteca e o Clube do Património). Ainda um especial agradecimento aos colegas da escola-vizinha, por nos terem emprestado o piano.

E, por a poesia popular ser pouco estudada, mas não menos interessante, aqui fica um excerto do poema Parque dos Poetas, da autoria do sr. Rui Ferreira:


Quando há vontade de sobra
de lutar e de vencer
há quem ponha mãos à obra
p'ra que ela possa nascer.

Assim foi cá em Oeiras
onde o sol p'ra todos brilha
tanta gente sem "barreiras"
ergueu esta maravilha

(....)
Foi este um dos desafios
a uma arte rica e bela
não precisa de elogios
porque ela fala por ela.

(...)
Sei que os homenageados
que vemos por todo o lado
dirão sensibilizados
Oeiras, muito obrigado!
(Autor Rui Ferreira)

Luísa Godinho

Sem comentários:

Enviar um comentário