sábado, 30 de abril de 2011

30 de Abril, recordar a História




Há dois acontecimentos dignos de registo para a História, que ocorreram a 30 de Abril, com 30 anos de intervalo. Refiro-me à morte de Hitler (30/04/19 45) e ao fim da guerra do Vietname (30/04/1975).
Ambos são voltar de páginas trágicas na História do séc. XX.

Hitler ter-se-á suicidado (?) juntamente com a sua mulher - Eva Braun - aquando da entrada das tropas soviéticas em Berlim. A vida de Hitler deixou atrás de si um rasto de morte, violência, racismo, fanatismo, ... que mancham sobremaneira o séc. XX.
A guerra do Vietname deixou igualmente um rasto de horror, devido aos bombardeamentos aéreos, à utilização do herbicida agente laranja, às bombas de napalm...
Os virar de página hoje evocados tiveram, contudo, efeitos diferentes a nível de opinião pública.
Assim, a maioria da sociedade alemã que viveu a guerra e o nazismo adoptou, em geral, uma posição que muitos chamam de "amnésia", negando ter tido conhecimento dos horrores que os Aliados agora divulgavam ao mundo. Os filhos destas gerações encontraram, nas décadas seguintes, poucas respostas junto de pais e avós. Felizmente, nos últimos anos, a Alemanha tem investido quantias enormes e envolvido recursos imensos na divulgação da história do II Guerra Mundial, do nazismo, do holocausto... Hoje nenhum alemão pode dizer que não sabe.
Pelo contrário, em relação à guerra do Vietname, o seu efeito na opinião pública americana foi uma enorme frontalidade e contestação, com os movimentos peace and love, os hippies, o crescimento do rock. Se a grande América tinha agido de forma tão violenta contra uma sociedade pobre e camponesa do sudeste asiático, se o seu próprio número de mortos era tão elevado, então os jovens não se queriam identificar com o Estado nem com o americano tradicional. Esta contra-cultura influenciou jovens por todo o mundo nos anos 60 e 70.

Luísa Godinho

Sem comentários:

Enviar um comentário