segunda-feira, 16 de março de 2015

2015, ANO INTERNACIONAL DA LUZ

Hoje será lançado o programa português "Haja Luz nas Escolas", no quadro do Ano Internacional da Luz, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas. 
A ONU escolheu o ano de 2015 por se comemorarem vários marcos da História da Ciência, entre eles os trabalhos de ótica do cientista árabe Alhazen, publicados em 1015.  

Antecipando-se, o  Departamento de Ciências Sociais e Humanas realizou entre 23 e 27 de fevereiro a sua Semana, subordinada ao tema A LUZ, a propósito do Ano Internacional da Luz.


Na Semana do Departamento de CSH tiveram lugar diversas atividades como exposição de trabalhos dos alunos do ensino básico, apresentação de pesquisas de alunos do secundário e palestras com especialistas nas matérias versadas. Os temas aqui tratados e postos à reflexão foram: A Ciência no Iluminismo, a Filosofia das Luzes, As Luzes e as Trevas: Kant e o Holocausto, e Luzes para Quê?, da responsabilidade dos Professores Mauel Mota, Augusto Moita de Deus, André Leonor,José Caselas e João Freitas Branco, respetivamente.

Atribuímos especial importância a estes tipo de contactos dos nossos alunos com outros professores, com outras experiências, como forma de crescerem em ligação profunda com o conhecimento, de modo a criarem o hábito de  folhearem páginas do mundo em que vivemos, crescemos e que queremos transformar continuamente num mundo melhor...iluminado pelo conhecimento....

Sem comentários:

Enviar um comentário