domingo, 7 de março de 2010

Base de Dados sobre sociedade portuguesa

Já se encontra disponível em http://www.pordata.pt/ a base de dados sobre os últimos cinquenta anos da sociedade portuguesa.
A Fundação Francisco Manuel dos Santos fez o estudo. António Barreto supervisionou.
A Fundação foi criada em 2009 por Alexandre Soares dos Santos (actual presidente da Jerónimo Martins) e família, em memória de Francisco Manuel dos Santos.
Francisco Manuel dos Santos, de origem humilde, nasceu em 1876, na Beira Alta (Safurdão). Mudou-se para o Porto onde teve uma actividade comercial importante. Em 1921 transfere grande parte dos seus negócios para Lisboa. Com os seus parceiros dos Grandes Armazéns Reunidos, compra a “mercearia fina” Jerónimo Martins, no Chiado.
Ao longo dos anos, Francisco Manuel dos Santos desenvolve e diversifica os seus interesses: cria uma cadeia de lojas de retalho e inicia actividades na área da produção industrial. Morre em 1953.
A Fundação tem como objectivo promover o estudo, o conhecimento, a informação e o debate público, procurando assim contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o melhoramento das instituições públicas e o reforço dos direitos dos cidadãos.
Isabel Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário