segunda-feira, 15 de março de 2010

Palestra sobre o Holocausto


Jardim dos Justos, JerusalémO Dr. Amir Sagie, da Embaixada de Israel, proporcionou à turma do 12º ano de Humanidades uma aula diferente, onde foi tratado o tema do Holocausto.
Relacionando as perseguições aos judeus, no séc. XX, com a subida ao poder do Partido Nazi na Alemanha, retratou a evolução dessas perseguições e referiu-se à Noite de Cristal, às deportações, à criação de guetos e à "Solução Final", com a criação de campos de extermínio.
Na parte final da palestra, o Dr. Amir Sagie destacou a acção e a personalidade de Aristides de Sousa Mendes, o cônsul português em Bordéus que, desobedecendo a Salazar, salvou milhares de judeus com os vistos de entrada em Portugal que passou. Valeu-lhe esta conduta um processo disciplinar, a despromoção, a reforma compulsiva e uma imensa dificuldade em sobreviver com a família de 14 filhos.
Aristides de Sousa Mendes é o único português que faz parte dos "Righteous Among the Nations" (Justos entre as Nações) no Yad Vashem Memorial, em Israel. No Verão passado tive a oportunidade de participar numa cerimónia em sua memória, neste Memorial, onde, no Jardim dos Justos, há um enorme pinheiro com o seu nome.
Após esta palestra tão interessante e as actividades que têm sido desenvolvidas à volta do tema do Holocausto, ficou nos alunos o desejo de conhecer mais sobre a cultura e a religião judaicas.

Luísa Godinho

2 comentários:

  1. Após escrever o "post" em que questiono o que é ser um Homem Bom, li aqui esta ideia a propósito de Aristides de Sousa Mendes...." desobedecendo a Salazar...salvou milhares de Judeus". Pois é! há circunstâncias na vida em que o acto da desobediência ajuda a encontrar a diferença entre um Homem vulgar e um Homem Bom.
    Isabel Isidoro

    ResponderEliminar
  2. Para os alunos é muito importante estas palestras nas escolas, pois permitem aprofundar conhecimentos, sensibilizando-os para um acontecimento tão grave como foi o caso do Holocausto e para que não mais se esqueça essa tragédia humana que aconteceu devido à insanidade de um político.


    Fernanda Henriques

    ResponderEliminar