domingo, 7 de março de 2010

Palestra sobre Gago Coutinho


Dando continuidade ao propósito de divulgar figuras da história e da cultura portuguesas, foi convidado pelo Grupo de História da nossa Escola o Dr. Rui Pinto, estudioso de Gago Coutinho (1869-1959) , para realizar uma palestra sobre esta figura ímpar.
Os alunos do 12ºF tiveram o privilégio de muito aprender sobre o almirante, navegador, geógrafo, astrónomo, historiador..., sobre a sua vida, as suas travessias aéreas no Atlântico, as suas missões científicas em África, a delimitação de fronteiras (Timor, Angola e Moçambique), o desenvolvimento de sistemas de orientação (adaptação do sextante e criação do "corrector de rumos"), a definição do posicionamento da linha do Equador (com somente 20 metros de erro, segundo medições actuais)... bem como vários aspectos curiosos e pitorescos da sua vida.
O dr. Rui Pinto está a preparar um Doutoramento sobre Gago Coutinho, daí o seu vasto conhecimento sobre este navegador aéreo. No período dedicado às perguntas dos alunos, o professor falou ainda sobre o seu trabalho de investigador, as fontes que utiliza, as dificuldades que enfrenta...
Aconselha-se vivamente a consulta do seu blog http://gagocoutinho.wordpress.com/, pelo interesse da matéria e por toda a documentação aqui disponibilizada.

Luísa Godinho

Sem comentários:

Enviar um comentário