quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Palestra sobre António Sérgio


No âmbito das actividades do Grupo de História e da Biblioteca da nossa Escola, realizou-se na passada sexta feira uma palestra sobre António Sérgio (1883-1969) da responsabilidade do professor José Manuel Conceição. Conforme o próprio explicou aos presentes (alunos do 9º, 10º e 12º anos e algumas professoras), foi com a idade dos nossos jovens que travou conhecimento com o pensamento do autor, o qual o fascinou sobremaneira pelo incitamento ao espírito crítico. A partir daí leu e recolheu uma vasta bibliografia de António Sérgio, seguindo as diferentes áreas do seu pensamento, desde a ciência, à filosofia, à política, à história...
Sérgio não se identificou completamente com qualquer dos regimes políticos que a sua vida abarcou (a Monarquia ou a República) e foi preso por cinco vezes durante a ditadura salazarista. Reflectiu intensamente sobre a problemática da educação, colaborou em várias revistas e deixou uma vasta bibliografia teórica. Introduziu em Portugal a ideia do corporativismo.
António Sérgio foi, acima de tudo, um defensor do pensamento crítico e da liberdade.
A biografia do autor e a síntese do seu pensamento foram-nos apresentadas com o brilhantismo , o entusiasmo e a vasta cultura que todos reconhecem no prof. José Manuel Conceição. A sessão terminou com um poema de Manuel Alegre sobre Sérgio e a audição de um excerto de uma entrevista de Igrejas Caeiro a António Sérgio.

Luísa Godinho

Sem comentários:

Enviar um comentário