terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Um Post eeeeeeeeeeeeennnnnnnnnnoooooorrrrrrrrrrrmmmmmmmeeeeeeee

Tendo este blog um cariz multi disciplinar, aqui vai a palavra mais comprida da língua portuguesa:

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

E o que é, afinal, um Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico?
Pois bem, um Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico é uma pessoa que sofre de Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, uma doença rara (só podia ser...) a nível pulmonar que se contrai pela inalação de cinzas vulcânicas. Fazendo a ponte para a história, foi provavelmente de Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose que a maior parte das vítimas do vulcão Cracatoa faleceu no século XIX.
Esta palavra contém exactamente 46 letras e apareceu pela primeira vez no Dicionário Houaiss da Língua portuguesa em 2001.

David, 11ºE

1 comentário:

  1. Bem... David, nem imagina o que eu aprendi devido ao seu post. Não propriamente pelo vocábulo tão longo, mas pela referência ao vulcão Cracatoa. Não conhecia a "história" do vulcão e, depois de alguma pesquisa, fiquei a saber que:
    o vulcão Cracatoa
    - situava-se na ilha do mesmo nome, pertencente ao arquipélago da Indonésia;
    - entrou em erupção em 1883;
    - causou cerca de 36 mil mortos (devido à erupção, aos tsunamis que se seguiram e à tal... Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose)
    - provocou estrondos altíssimos que causaram a muitos surdez permanente ou temporária, conforme estivessem mais próximos ou mais distantes da ilha.
    - entretanto, no lugar do antigo vulcão, começou a nascer um novo vulcão, a que os naturais chamam Anak Krakatoa: O Filho de Krakatoa.

    As fontes para o estudo do Cracatoa são principalmente testemunhos dos colonos holandeses que sobreviveram aos tsunamis e que residiam nas ilhas da Indonésia, bem como alguma imprensa inglesa e holandesa que, através dos cabos telegráficos submarinos, recebeu os relatos do ocorrido e noticiou a catástrofe.

    Sobre o tema existe a obra
    KRAKATOA: O DIA EM QUE O MUNDO EXPLODIU, de
    Simon Winchester , edição brasileira da Objectiva ed., 2004

    ResponderEliminar