domingo, 17 de janeiro de 2010

O terramoto de 1755 e o "Inquérito do Marquês de Pombal"

O recente terramoto no Haiti justifica voltarmos ao tema do terramoto de 1755, já abordado no nosso blogue pela prof. Isabel Pinto e pelo aluno David Silva. Também o post do prof. Zé António sobre "a face oculta" do Marquês de Pombal faz despertar o interesse por outras "faces" do estadista. Juntemos, então, os dois temas: terramoto e Marquês, a propósito de um Inquérito.

O terramoto despertou um enorme choque, mas também uma grande preocupação explicativa, quer dentro, quer fora das fronteiras do reino de Portugal. Muitos investigaram e publicaram obras, procurando descreve-lo com pormenor e rigor, e indagar e explicar as suas causas. Terá nascido com o terramoto de 1755 a sismologia. A realização de um inquérito , elaborado em moldes hoje considerados científicos, e conhecido como o "Inquérito do Marquês de Pombal", introduz a ciência da sismologia em Portugal. O ministro envia o inquérito a todas as paróquias do país, com vista ao conhecimento das manifestações e efeitos do terramoto e do maremoto: quanto tempo durou o terramoto?; quantas réplicas se sentiram?; que tipo de danos causou?; o que aconteceu ao mar, rios e fontes?; o que aconteceu aos poços?; onde se abriram fendas na terra?; quais as características do maremoto?; se a maré encheu ou vazou primeiro?; a que altura cresceu a onda?; quantas vezes se deu o fluxo?; quanto tempo levou a água a baixar e a encher?; que animais tiveram comportamento estranho? ... É um conjunto de perguntas de grande pertinência e objectividade. As respostas foram chegando de todo o país e encontram-se, hoje, na Torre do Tombo, o Arquivo Nacional. São excelentes fontes, quer para historiadores, quer para cientistas.

Luísa Godinho

1 comentário:

  1. Este inquérito que referes é reflexo de um espírito científico e racional, que tinha objectivos de eficácia, de ir para além do que era conhecido...é por isso que não se pode reduzir a acção do Marquês de Pombal às perseguições em relação à nobreza...
    Isabel isidoro

    ResponderEliminar